Escola da Rede Pública Municipal de Ensino, comemora os 200 anos da Independência do Brasil

Foto: Concentração

A Escola Municipal José Gomes da Rocha localizada no Povoado Ema no município de José de Freitas comemorou último dia 7 de setembro de 2022, os 200 anos da Independência do Brasil com muito estilo.

Foto: Independência do Brasil

“A independência do Brasil foi declarada em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), ás margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822.

Foto: desfile em algumas ruas da comunidade.

Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com coroação de D. Pedro I. Esse acontecimento está diretamente relacionado com eventos que foram iniciados em 1808, ano em que a família real portuguesa, fugindo das tropas francesas que invadiram Portugal, mudou-se para o Brasil.

Foto: Desfile de 7 de setembro.

A chegada da família real no Brasil ocasionou uma série de mudanças que contribui para o desenvolvimento comercial, econômico e, em última instância, possibilitou a independência do Brasil. Além disso, o Brasil experimentou, em seus centros, um grande desenvolvimento resultado de uma série de medidas implantadas por D. João VI, rei de Portugal.

Foto: Alunos reunidos reunidos, chegada do desfile

O processo de independência do brasil aconteceu, de fato, durante a regência de Pedro de Alcântara no Brasil. As Cortes portuguesas (instituições surgidas com a Revolução do Porto) tomaram algumas medidas que foram bastante impopulares aqui, como a exigência de transferência das principais instituições criadas durante o Período Joanino para Portugal, o envio de mais tropas para o Rio de Janeiro e a exigência de retorno do príncipe regente para Portugal.

Foto: equipe gestora e professoras (os).

Essas e muitas outras medidas junto com a intransigência dos portugueses, no decorrer das negociações com representantes brasileiros, e do tratamento desrespeitoso em relação ao Brasil fizeram com que a resistência dos brasileiros com os portugueses aumentasse, e reforçou a ideia de separação em alguns locais do Brasil, com o Rio de Janeiro. A exigência do retorno de D. João para Portugal resultou em uma reação instantânea no Brasil. (Fonte: Brasil Escola) ”.

Foto: chegada do desfile na escola

Dado o comprimento ao Projeto Brasil 200 anos de Independência: “Lições da História para Construção do Amanhã”, encaminhado pela Secretaria Municipal de Educação de José de Freitas – SEMED, como orientações pedagógicas/recomendadas para as datas comemorativas, a Escola Municipal José Gomes da Rocha que tem como diretora a professora Ana Márcia e coordenadora a professora Weline Rocha, tem 193 alunos matriculados desde a Educação Infantil ao 9º Ano do ensino Fundamental, tem um quadro de 20 funcionários e como slogan: “Cultivando o Saber e o Aprender”, desenvolveu a seguinte programação do dia:

Foto: chegada do desfile na escola

Iniciou com o desfile as 7h: e 30 minutos por algumas ruas da comunidade, o tema abordado foi: esporte, paz e liberdade, história da democracia e não ao racismo. Além de envolver alunos, professores e demais funcionários, participaram também, pais, mães e amigos da escola.

Foto: momento , concentração de chegada

Durante o percurso os alunos emitiam gritos de guerra como, “independência ou morte”. Ao chegar a escola aconteceu a execução dos hinos: da Independência do Brasil e Nacional Brasileiro. Em seguida aconteceu o QUIZ (jogo mental no qual os alunos tentaram responder questões que lhe eram colocadas) com quinze perguntas e respostas sobre a pátria.

Após as apresentações alusivas da Independência do Brasil a Equipe Escola deu continuidade nos seus trabalhos com o Planejamento Pedagógico e com escolha do Livro de Didático – PNLD 2023.

Foto: fachada da Escola Municipal José Gomes da Rocha

REDES SOCIAIS

PUBLICIDADE

MAIS LIDAS