Na tarde da última terça-feira (29/10) por volta das 15h:30 minutos os alunos do 5º ao 9º Ano da Escola Municipal José Amado de Oliveira na Comunidade Porteira Velha a 12 km da sede do Município, receberam a presença do Werton Costa Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, que veio realizar uma palestra: “Da invenção a reinvenção do fogo: estratégias de Prevenção”, o mesmo veio acompanhado da professora Jackeline, funcionária do município e ex-professora daquela instituição de ensino.
Os alunos e toda equipe escolar ficaram satisfeitos com palestra, segundo eles, muito proveitosa, trouxe grandes esclarecimentos e até mesmo porque se faz necessário saber os cuidados que todos devem ter ao lidar com fogo e dos riscos que podem causar ao meio ambiente e a sociedade como um todo, afirmaram.
Haja visto que estamos vivendo os momentos mais quentes do ano, por isso as atenções estão voltadas para a quantidade de queimadas e o risco de incêndios em todo Estado do Piauí e José de Freitas não é diferente das demais regiões do estado, ultimamente tem passado por momentos difíceis com frequentes queimadas e focos de incêndios, com isso está sofrendo prejuízos ambientais e econômicos.
O impacto das queimadas prejudica tanto o meio ambiente quanto o bem-estar de quem está próximo, causando desconforto físico e piorando a situação de portadores de problemas respiratórios.
Segundo Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil estadual, a grande maioria das queimadas é causada por ações humanas e o mínimo descuido em uma atividade rotineira pode ser fatal. “É aquele que queima o lixo, o mato, o terreno baldio, que ateia fogo na roça. Uma simples queimada pode se transformar em um evento danoso de grandes proporções, como um incêndio florestal”, alerta o gestor.
Fonte: Colaboração – Governo do Estado