Na manhã do último Domingo, dia 24 de outubro de 2021 aconteceu a solenidade da Santa Missa na capela de São João Batista na Comunidade Porteira Velha, presidida pelo padre Jerônimo, administrador da Área Pastoral Santo Antônio em José de Freitas-PI. Na oportunidade dezessete crianças da comunidade e comunidades vizinhas receberam o Sacramento da Primeira Eucaristia.
A solenidade aconteceu dentro dos protocolos de segurança, saúde sanitária: todos usando máscaras e higienização das mãos frequentemente com álcool em gel 70
Na solenidade reuniram-se pais, padrinhos e familiares das crianças para acompanharem o momento solene. A celebração foi animada pelo Coral São João Batista da comunidade Porteira Velha e tecladista Francisco Ivan.
A Primeira Comunhão, outra forma de chamar a primeira eucaristia, representa o cumprimento dos 3 sacramentos básicos na vida de todo católico: o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia. Cada um deles é responsável por um aspecto de nossa existência. O renascimento vem do batismo, logo no início da vida. Este é o momento em que somos livrados da mácula do pecado original e somos recebidos como filhos de Deus; o recebimento dos dons do Espírito é a Crisma e a Eucaristia é a Santa Ceia, a celebração em memória daquele que se sacrificou por nós. Como tudo na nossa vida terrena e espiritual, todas experiências precisam de uma primeira vez. No caso da Primeira Comunhão, o jovem fiel participará pela primeira vez da celebração mais importante da Santa Missa: a partilha do pão e do vinho. Tal conhecimento é deixado pelo próprio Cristo, durante a ultima ceia.
O início da vida em comunhão é sem dúvidas um momento muito marcante na vida de todo cristão. Ver as crianças dando os primeiros passos em suas jornadas de fé enche os corações de orgulho, por sabermos o quão importante e bom é seguir os desígnios do Pai.
As crianças passaram vários dias de encontro se preparando para receber o corpo e o sangue de Jesus Cristo. As jovens Cristiane de Oliveira e Ana Clara Alves foram as responsáveis pela formação e preparação das crianças. Elas receberam os agradecimentos do padre Jerônimo e o reconhecimento dos seus trabalhos como catequistas na comunidade cristã.
Concluído o momento celebrativo é comum os pais das crianças envolvidas na solenidade ofertarem um a farto almoço aos padrinhos que são convidados a acompanharem seus afilhados e alguns parentes convidados. Alguns deles como o sr. Raimundo Nonata Aquino e Deusimar de Oliveira Alves pais da criança Endrio Alves que recebeu o Sacramento, além do almoço ofertado os mesmos incrementaram mais ainda o momento com Pedrinho Forrozeiro, música ao vivo para os seus convidados.