Mulheres Trabalhadoras Rurais e União Brasileira de Mulheres Celebram o Dia Internacional da Mulher em José de Freitas

Foto: roda de conversa

Na tarde do dia 25 (sexta-feira) a Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais do PA São Francisco II e a União Brasileira de Mulheres comemoram o Dia Internacional da Mulher na Sede da Associação (Núcleo II do Assentamento) com o objetivo de refletir sobre a vida e a luta das mulheres pela liberdade, bem como analisar os desafios atuais relativo a vida das mulheres.

Foto: público presente

A programação deu-se início às 16h00 com uma roda de conversa com as convidadas: Yarema Alves vereadora e presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Amparo Almeida representando a Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais PA São Francisco II, Lili Carvalho representando a UBM – União Brasileira de Mulheres, professora Socorro Cruz Coordenadoria da Mulher; Maria da Cruz Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais do STTR; Fátima Pinto Secretária de Assistência Social e Cidadania.

Foto: exposição de produtos artesanais

O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal – Vereador Tiago das Neve Pinto, que é sempre presente no Assentamento, Livramento Santos Secretária de Política Agrícola do STTR; Maria do Amparo Araújo Presidenta da Associação dos Agricultores Familiares do São Francisco II, Marilene Alves coordenadora do grupo de jovens, Teresinha de Jesus agente de saúde, Eliane Campos do Sindicato dos pescadores e pescadoras, Carmem Sandra Andrade da Assistente Social da Delegacia Especializada do Idoso, Zé Iran Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura e Luís Carlos da Mata.

Foto: produtos artesanais

Na oportunidade foi colhido assinatura das Mulheres projetistas participantes do PROJETO CRÉDITO FOMENTO MULHER de parceria do INCRA e prefeitura de José de Freitas. Durante o evento foi realizado sorteios de brindes para as mulheres e a exposição de produtos produzidos pelos grupos de trabalhos da Associação bem como, artesanato em geral.

Foto: pães caseiro

Na opinião de Nuci Almeida da UBM e colaboradora da Associação de Mulheres, o momento foi de grande relevância para o fortalecimento da organização das mulheres local, para a valorização dos grupos de produção e para dar visibilidade aos trabalhos das mulheres e jovens dentro do assentamento. Muito oportuno a celebração do Dia Internacional da Mulher no assentamento, pois se constitui num espaço de fala das mulheres e de escuta das experiências de mulheres inspiradoras que estão à frente da luta e dos movimentos pelos direitos das mulheres.

Foto: visita aos estandes e compras pelos participantes

 

Foto: participação do público

REDES SOCIAIS

PUBLICIDADE

MAIS LIDAS