Assentamento São Francisco II, zona rural de José de Freitas realiza divisão de lotes para seus assentados.
Após vinte e quatro (24) anos de caminhada, deste de 07 de setembro de 1997, 50 famílias que ocuparam a fazenda Água Fria, dão mais um passo importante. Na tarde do último dia 03 de novembro (quarta-feira), aconteceu uma Assembleia Geral Extraordinário no centro comunitário do Assentamento São Francisco II que fica a 12 km da sede do município, para tratar da divisão da área que compõem o referido assentamento. Os trabalhos de topografia e geodesia da área já vinha sendo executados a cerca de seis meses pelo INCRA-PI por meio da Empresa Limites Serviços Topográficos.
O trabalho de seleção dos lotes e das famílias beneficiadas se deu por meio de sorteio, de forma democrática e transparente, após vários encontros de debates e trocas de opiniões de como pudesse ocorrer o processo. Foi feito a chamada na ordem alfabética e um representante da família retirava um número correspondente ao seu lote.
A área total do assentamento é de 734,1365 hectares sendo que deste total cerca de 146,8273 hectares 20% foi destinado para reserva legal de proteção ambiental, 26, 8959 hectares 4,01% deixado para trabalhos coletivos, 26,6874 hectares 3,63% ficou para núcleos urbanos, outras áreas foram reservadas como, riachos, estradas, areal, etc. Cada trabalhador ganhou uma área de 9,8376 hectares. Como critério feito a chamado cada assentado nominalmente na ordem alfabética que colocava a mão no recipiente e retirava um número que correspondia o seu lote. Vale lembrar que todo o processo de loteamento e sorteio teve a autorização do INCRA-PI (Instituto de Colonização e Reforma Agrária do Piauí).
Os trabalhos foram conduzidos pela sr. Presidente Maria do Amparo Alves de Araújo, secretário geral Francisco das Chagas Rodrigues Nunes (o Chaguinha), um membro do Conselho Fiscal Sr. Bento Faustino de Oliveira. Ainda contou a presente o assessor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí – FETAG-PI o sr. Antônio Soares Farias, mais conhecido como Farias, a presidente do STTR de José de Freitas a senhora Maria da Cruz Soares Lima. Vieram dar suporte nos trabalhos como, fazer esclarecimentos e tirar dúvidas.
Foi muito importante para os assentados, todos sonhavam com este momento de, primeiramente saber onde vai ficar o seu lote e posteriormente receber o título de posse pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária – INCRA-PI para ser de fato o verdadeiro dona, continuar a produzir e se sentir mais livre no exercício de sua cidadania.