O Festejo de Nossa Senhora do Livramento que acontece de 05 a 15 de agosto na cidade de José de Freitas no Estado do Piauí já tem vaga reservado na agenda de muitos piauienses, inclusive o dia 12 que é celebrado o Dia do Vaqueiro, tão aguardado pelos vaqueiros do município e de cidades circo vizinhas e população geral.
O Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Livramento da cidade de José de Freitas – Padre Gilcimar de Lima Machado, a mais de 15 anos na paróquia vem fazendo um trabalho que tem a aceitação de toda Comunidade Religioso, deixando os fiéis satisfeitos. Ele prepara toda a programação juntamente com o Conselho Paroquial e os grupos pastorais, elegem uma comissão chamada Comissão dos Vaqueiros, que se responsabiliza e organiza o Dia do Vaqueiro com o apoio exclusivo da Prefeitura Municipal (Prefeito Roger Coqueiro Linhares) por meio de suas Secretárias.
A Comissão 2022 se reuniu várias vezes com o prefeito municipal e secretários para bolarem estratégias referente ao dia tão esperado (12 de agosto, dia do vaqueiro).
Em reunião o Prefeito Roger Linhares prontamente se propôs e oferecer o café da manhã para os vaqueiros, fez a doação de vários brindes e quatro (04) ternos de couro completo para serem sorteados para os vaqueiros, além dos brindes, ofereceu também o tradicional e tão esperado almoço para todos os vaqueiros do município, e especialmente os vaqueiros participantes que vieram de outros municípios como União, Lagoa Alegre, Barras, Cabeceiras, Coivaras, Altos, Campo Maior e de Teresina.
O Dia do vaqueiro no festejo de Nossa Senhora do Livramento em José de Freitas conta ainda com a participação dos criadores, vaqueiros, proprietários, empresários e comerciantes locais que doam brindes e animais para o leilão dos bichos vivos. No dia 11/08 (dia anterior ao dia do vaqueiro) a Comissão faz a recolhimento dos animais doados nas propriedades e fazendas do município.
A programação do Dia do Vaqueiro 2022 em José de Freitas teve início as 06h: 30 minutos com o café da manhã para os vaqueiros, após foi dado início a tradicional Procissão do vaqueiro com a Imagem de Nossa Senhora do Livramento por algumas ruas da cidade, durante o percurso foram feitas várias homenagens à vaqueiros já falecidos como o saudoso Chico Vicente, Edimilson Alves, Luís Silvério, Ribamar Riduzino e o Vaqueiro Roque. Entre as homenagens houve uma delas dedicada ao saudoso ex-prefeito de José de Freitas Robert de Almendra Freitas e uma delas e uma delas também foi dedicada ao senhor Antônio Silvério ex-vaqueiro, já de idade, com a saúde debilitada e é ex-membro da comissão que organiza o dia do vaqueiro.
Nos locais onde as homenagens eram feitas, estavam lar, reunidos os familiares e amigos aguardando, e era visível no rosto de cada um as emoções e a saudade de seus entiqueridos.
As homenagens eram por meio de aboios e toadas pelos poetas e vaqueiros Tiago Araújo, Zezim da Mata (locutor) e Antônio Cirilo da Cidade de Coivaras-PI.
Várias autoridades políticas municipais, estaduais e federais participaram da procissão da Santa Missa em homenagem ao dia do vaqueiro. O prefeito Roger Coqueiro Linhares acompanhou toda procissão montado em um cavalo, recebeu o carinho e o abraço do povão por onde passava. O vice-prefeito Antônio Abreu e atual secretário de Segurança Pública Municipal, além de participar se dedicou em organizar o transito com sua equipe por onde a procissão ia passar.
A Santa Missa foi celebrada pelo padre Gilcimar, participação ativa dos fiéis, muitas homenagens. Evento importante para a religiosidade, fortalecimento da fé cristã e da cultura local.
Além das autoridades locais marcaram presença a Deputada Federal Margarete Coelho, a Pré-candidata estadual Vanessa Tapety, o Deputado Federal Fábio Abre, a Deputada estadual Juliana Marques, Deputado Estadual João de Deus Sousa, entre outras autoridades políticas do estado.
A primeira parte da programação encerrou com o almoço, leilão e sorteios de brindes para os vaqueiros.
A segunda parte se deu a partir das 19h: 00 com a Celebração da 7ª Noite de Novena que foi celebrada pela Vigário padre Mariano e padre Gilmar com a participação dos vaqueiros, comunidades convidadas, grupos pastorais e toda comunidade religiosa que se fez presente ao término da novena aconteceu o tradicional leilão.