Risco de acidente grave com ônibus escolar deixa alunos e pais em pânico na zona rural do Município de José de Freitas

Foto: Secretária de Educação -professora mestra – Amparo Holanda, guardas municipais, os motoristas (de vermelho motorista do caminhão) e a diretora da escola – professora Ana Márcia.

Aconteceu nesta última quinta-feira (23/03), volta do meio dia e quarenta minutos (12h: 40 min) risco de colisão frontal entre ônibus escolar e um caminhão na estrada que liga José de Freitas ao Povoado Ema na zona rural do município.

O Risco de colisão foi entre o ônibus Escolar de placa RSO1E67 dirigido por Janílson da Silva Santos (motorista) que transportava alunos das localidades Viçosa, Bacuri dos Craveiros, Buritirana e Buritizal até Escola Municipal José Gomes da Rocha no Povoado Ema e um caminhão “três quartos” de placa BTU9G27, conduzido por Raimundo Nonato Fernandes de Oliveira (mecânico) que deslocava da cidade de Altos no Piauí, sentido a José de Freitas, ele é natural de José de Freitas. Ele informou que poderia ter sido bem mais grave, porém, sua esposa estavas previsto para vir com ele no caminhão, mas no momento ela desistiu da viagem, por Deus mesmo, segundo ele.

Foto: Secretária de Educação no local acompanhada do gerente de transporte escola.

A estrada que liga José de Freitas ao Povoado Ema está sendo asfaltada (em obra) e no trecho onde ocorreu o risco do acidente (Buritizal a Ema) está interditado com paus colocado pela Empresa responsável pela obra asfáltica, o ônibus seguia no sentida Ema, foi quando, segundo o motorista (Janílson), vinha em sentido contrário, um caminhão em alta velocidade, deu sinal para o condutor do caminhão baixar a velocidade mais o seu pedido foi ignorado pelo mesmo, na ultrapassagem, o Senhor Raimundo Nonato perdeu o controle do caminhão que saiu fora da pista, bateu em uma cerca e parou no tronco de uma arvore (mangueira) em frente uma residência a uma distância de aproximadamente 200 metros de distância do local.

Foto: meia pista, rodovia em obra.

Por pouco não bateu frontalmente com o ônibus que estava lotado de crianças, deixando todas em pânico. Ainda de acordo com o motorista do ônibus e alguns pais presentes, o pânico maior foi quando o motorista do caminhão voltou muito nervoso até o ônibus que se encontrava parado, agrediu o motorista do ônibus verbalmente e fisicamente (com empurrão), entrou dentro do ônibus botou todas as crianças para fora do ônibus, desligou e “sequestrou” a chave, de posse da chave, voltou para onde estava o seu caminhão, alegando ter razão e quem estava errado era o motorista do ônibus que dirigia na contramão. Mas Janílson afirma que no trecho era meia pista e não permitia alta velocidade. Por pouco não aconteceu o pior, mas os danos foram somente materiais, ninguém se feriu, todas as crianças estão bem, mas foi um grande susto para elas e para os pais.

Foto: local do ocorrido, sem danos pessoais e não danificou o ônibus escolar.

Ao tomar conhecimento do ocorrido a diretora da Escola Municipal José Gomes da Rocha – professora Ana Marcia foi para o local imediatamente, encontrou um clima de desespero por parte das crianças, segundo ela, presenciou o desrespeito por parte do condutor do caminhão, “ele agiu de forma terrorista pelo fato de ter invadido o ônibus, tirado a chave da ignição, para mim achei um ato de terrorismo, fazendo o que ele fez”, disse a diretora.

Foto: Polícia Militar sobre o comando do Capitão Pedro – de frente na foto.

De imediato a diretora entrou em contato com a Secretária Municipal de Educação do município – Professora Mestra Maria do Amparo Holanda que imediatamente se deslocou para o local do ocorrido juntamente com o gerente de transporte escolar o senhor Hamilton, no local a secretária procurou acalmar os ânimos e providenciou a condução das crianças até a escola no seu próprio carro, e providenciou outro ônibus para conduzir as demais as crianças e encarregou o senhor Hamilton – gerente dos transportes escolares do município para acompanhar de perto todos os tramites no sentido de viabilizar toda a situação em conversação com o motorista do caminhão.

Foto: caminhão fora da pista, bateu em uma árvore.

Diante do clima tenso a Guarda Municipal foi chamada, o Comandante Cunha com a sua equipe formada pelos agentes Augusto e Barbosa, procuram acalmar a todos, pegaram a chave do ônibus de volta, após ouvir as partes procurou formalizar acordos para resolverem a situação.

Logo a polícia militar chegou ao local sobre o comando do Capitão Pedro com sua equipe de plantão para dar apoio a guarda municipal na ocorrência e averiguação da situação. Conversou com as partes e será tomado as providencias cabíveis para que tudo se resolva dentro dos procedimentos legais.

Foto: motorista do caminhão (de camisa vermelha) prestando esclarecimentos a guarda municipal.

Informações colhidas pelo Portal jfcidadenews.com, em depoimento da diretora da escola professora Ana Marcia: “o motorista do ônibus escolar – Janílson da Silva Santos é muito competente, trata bem as crianças, muito cuidadoso é um excelente profissional, nunca teve problemas e algo com ele no que desrespeito a sua profissão e que as crianças gostam muito dele, inclusive na escola todas estavam em pânico e pediam para não tirarem o motorista deles, ou seja, ficaram preocupadas com ele”. Algumas mães confirmaram realmente o que a diretora da escola relatou. O melhor de tudo, não houve vítimas, somente danos materiais e nervosismo de partes envolvidas.

Foto: situação em que ficou o caminhão.
Foto: Professora Ana Márcia, tráfego somente em meia pista.

 

Foto do caminhão desgovernado e enganchado em cerca: Arquivo – profa -Ana Márcia – diretora.

REDES SOCIAIS

PUBLICIDADE

MAIS LIDAS