A Secretaria Municipal de Educação de José de Freitas realiza reunião para discutir retorna as aulas no formato hibrido.
Nesta quinta feira (16/09/21) a Secretária de Educação de José de Freitas, professora Maria do Amparo Holanda da Silva reuniu-se com coordenadores/técnicos da Semed para tratar do retorna as aulas da rede pública municipal de Ensino no formato hibrido. A reunião teve início às 10h: 30 minutos na sala da secretária na secretaria de educação, localizada na Rua Edgar Gaioso nº 61, centro de José de Freitas.
Após análise das condições de saúde (boletins) no município e de dados fornecidos pela SESAPI (Secretaria da Saúde do Estado – PI) favoráveis e demonstrando queda progressiva no número de casos da corona vírus da covid-19, fez-se necessário planejar o retorno as atividades escolares no município, a princípio no formato hibrido, obedecendo todos os cuidados e recomendações dos órgãos competentes (vigilância sanitária e saúde) para garantir a saúde e a segurança de todos os envolvidos no processo.
O retorno das aulas no formato hibrido deverá ser realizado em três etapas, respeitando e intensificando os protocolos de segurança sanitária no combate a disseminação do novo coronavirus no ambiente escolar. O retorna das mesmas nas etapas seguintes dependerá do resultado satisfatório da etapa anterior, ou seja, da não incidência de casos positivos envolvendo a comunidade escolar.
A previsão de início da primeira etapa será dia 13 de outubro de 2021, com o Ensino Fundamental (2º,5º e 9º ano), das escolas que farão avaliações externas SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). A segunda etapa terá previsão de início para o dia 03 de novembro de 2021, com os anos do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º, 4º, 6º, 7º 8º e EJA). Já a terceira etapa terá início (previsão) para o dia 18 de novembro de 2021 com Educação Infantil e AEE (Atendimento Educacional Especializado).
Observando o caso dos alunos em que os pais e/ou responsáveis que optarem pela continuidade do processo no formato remoto, continuarão tendo acesso aos estudos por meio das atividades impressas, das aulas via rádio e internet. Todo o trabalho de retorno as atividades escolares no formato híbrido, acontecerá de acordo com a legislação vigente e de forma a garantir a integridade física e psicológica dos alunos, profissionais da educação e dos familiares com total segurança.