Semana Municipal da Consciência Negra na Cidade de José de Freitas

O Projeto de lei 1.462/2021, de autoria da Vereadora Yarema Alves, que institui a Semana Municipal da Consciência Negra em José de Freitas, tem por objetivo  principal elevar e ressaltar a cultura original da população negra, estimular a cidadania, solidariedade e igualdade, fomentar a produção artística e cultural, combater o racismo em suas diferentes formas de manifestação, sempre buscando efetivar conhecimento sobre os valores culturais da comunidade negra.

O Projeto de Lei inclui anualmente, o dia 20 de novembro, a promoção de reuniões, eventos, palestras, seminários e atividades, objetivando o combate ao racismo em suas diversas formas, buscando conscientização sobre a história e as lutas de resistência da população afro-brasileira.

O Projeto ainda está  tramitando junto ao poder executivo, enquanto através da Secretaria da Juventude resolveu executar algumas ações nela previstas.

“A Semana Municipal da Consciência Negra servirá de instrumento de conscientização para que o respeito e o entendimento sobre a diversidade étnica cultural e sobre a importância da contribuição da população negra, em vários aspectos, para a construção desse país atinja mais pessoas. Objetivando também reformular conceitos equivocados relacionados a cor da pele”, disse a vereadora Yarema Alves.

Além de toda atividade que aconteceu no decorrer da semana, neste dia 19 de novembro de 2021, aconteceu uma caminhada pelas principais ruas da cidade de José de Freitas, saindo do Chalé, local onde está acontecendo as oficinas dentro da semana e a caminhada terminou na Praça Governador Pedro Freitas. Foi um chamativo para a sociedade contribuir e fazer parte deste movimento.

A caminhada teve à frente a idealizadora do projeto vereadora Yarema Alves, Secretária de Assistência Social, Fátima Pinto,Coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Socorro Cruz, Assistente Social Amparo e da Professora Jeovania Vilarinho, Professora Jacqueline representante da Secretaria de Educação-SEMED, entre outros segmentos da sociedade freitense.

Fonte: Blog Paulo Craveiro News

REDES SOCIAIS

PUBLICIDADE

MAIS LIDAS